Eventos adversos associados ao soro heterólogo

Apesar do baixo índice de acidentes causados pelo uso de soros heterólogos (anticorpos colhidos dos animais) e geralmente da pouca gravidade da maioria dessas reações, esses devem ser considerados, já que se trata de uma forma de imunização passiva. Normalmente são administrados em unidades de saúde que tenham condições para o atendimento de uma possível reação anafilática.

Os soros heterólogos utilizados pelo Programa Nacional de Imunização são: soro antirrábico, antitetânico, antidiftérico. O soro antibotulínico e os soros para tratamento de acidentes por animais peçonhentos: antibotrópico, antielapódico, anticrotálico, antilaquético, antiescorpiônico, antiaracnídeo, antilonômia, antiatrodectus e antiloxocélico são disponibilizados pelo PNI e obedecem à normatização especifica abordada em documentos técnicos específicos (BRASIL, 2008).

 

Eventos adversos associados ao soro heterólogo
soro

 

Referência: 

  • Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica.  Manual de vigilância epidemiológica de eventos adversos pós-vacinação – Brasília: Ministério da Saúde, 2008.